quinta-feira, 28 de maio de 2015

LIÇÃO DE MODA - REVISTA MANEQUIM - ANOS 90


 UMA HOMENAGEM A ANTONIO PEREIRA DA SILVA.


      Na revista Manequim, da Editora Abril, tive, junto com Antonio Pereira da Silva, uma coluna que se chamava Lição de Moda, que eu assinava com o pseudônimo de Ruth Tavares, que vinha a ser meu nome com o sobrenome de solteira da minha mãe, Aglaé.
   

sábado, 23 de maio de 2015

A MULHER BRASILEIRA E A MÍDIA














         Acima, um anúncio  da Associação Nacional dos Jornais - ANJ - cujo texto diz o seguinte: 
"As mulheres já representam, hoje, metade dos leitores de jornal. Um público que não pára de crescer e, muito menos, de consumir. 

quinta-feira, 14 de maio de 2015

MODA ESTADUNIDENSE - 1990- 1999


                                                A última década do milênio é uma das mais extremas. Ela se iniciou com uma recessão no mercado norte-americano e se aproximou do seu fim apresentando um dos mais fortes mercados da história.
                                               Assim que se iniciaram os anos 90, morre, quase simbolicamente, a legendária editora de moda Diane Vreeland. Os fronts da moda enxergam o estilo "inacabado" sustentado, em parte, pelo grunge e sua desconstrução. O próximo passo é aparar, despojando o minimalismo praticado por Helmut Lang, Calvin Klein, Jill Sander e Ann Demeulemeester. 
       

segunda-feira, 4 de maio de 2015

MODA ESTADUNIDENSE 1980-1989



       As leis do grande capital: esta é uma era de notável consumo. Estilista norte-americanos como, por exemplo, Ralph Lauren, Calvin Klein e Donna Karan consolidam grifes que levam os seus nomes. 
       Ronald Reagan como presidente da república determina o "tom" do novo conservadorismo da sociedade, que exibe elegância e festas extravagantes, com luxo.