quarta-feira, 30 de setembro de 2015

GIL BRANDÃO POR EDNA SAVAGET










Resultado de imagem para Gil Brandão imagens

Prefácio de Edna Savaget para o livro "Aprenda a costurar"(editora Ediouro) de Gil Brandão:

"Leio os originais de um livro como este, com o mesmo carinho e o mesmo respeito com que folheio e revejo os poetas da minha preferência. E torna-se simples a explicação: um autêntico valor da nossa geração, médico de curso brilhante e arquiteto - talvez pela imperiosa necessidade de aplicar seus frenéticos valores estéticos em alguma atividade movida a lápis e a compasso - resolve um dia (Louvado seja Deus!) criar modelos femininos.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

GIL BRANDÃO, O ORLANDO SILVA DA MODA



Formado em medicina e em arquitetura, o pernambucano Gil Brandão veio para o Rio de Janeiro e aqui, então capital do Brasil, ele revolucionou a moda ao lançar, em 1959 nas páginas do Jornal do Brasil, o molde pronto de roupa. 

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A ESTÉTICA DA VIOLÊNCIA

Resultado de imagem para carros em cima de calçadas na zona sul Rio de Janeiro

Resultado de imagem para carros em cima de calçadas na zona sul Rio de Janeiro


Resultado de imagem para carros em cima de calçadas na zona sul Rio de Janeiro

     Filhotes da violência são a indiferença, a passividade, o avanço da intolerância e o ataque às diferenças.
     De acordo com os alunos de graduação da faculdade de design de moda e do MBA em produção de moda/stylist da Universidade Veiga de Almeida/Instituto Zuzu Angel, a violência já alterou e muito o nosso dia-a-dia, e já transformou as mulheres em "alvo" preferencial dos ladrões. Estatísticas registram um aumento no total de vitimas do sexo feminino nos assaltos nas ruas da cidade do Rio de Janeiro.
     Para se defenderem, muitas mulheres adotaram a película escura (o conhecido insulfilme) nos vidros dos seus carros. Para Leonardo Aguiar, aluno do MBA em stylist  " os carros com vidros escurecidos carregam mortos-vivos, pessoas amedrontadas, acuadas e que temem serem vistas."
       A banalização da violência,a banalização do mal  atinge todas as classes sociais.