O perfeito funcionamento/realização de uma foto de moda é mérito de um personagem que, em geral, o público desconhece: o (a) produtor (a).
Cabe ao (à) produtor (a) descobrir as locações adequadas, selecionar e providenciar roupas e acessórios, sugerir o cenário (e pode até dar palpite no tempo de iluminação), contatar fotógrafos, modelos , cabeleireiros, maquiadores e todo o restante da equipe técnico-operacional, incluindo, por exemplo, a passadeira.
Muitas vezes tudo isso é feito dentro de um curto prazo de tempo, sem contar as missões impossíveis como, por exemplo, conseguir às pressas (pasmem!) um navio transatlântico ...!
E ainda tem gente que pensa que qualquer pessoa pode ser um (a) produtor (a) de moda. O (A) produtor (a) necessita ser um profissional organizado (a) , comunicativo (a) e criativo (a). Pensar em cada detalhe separadamente, ter sensibilidade e desenvolver um constante trabalho de pesquisa. Um (a) produtor (a) também acumula tarefas e funções, pois terá que marcar e desmarcar horários, administrar problemas de ego, passar roupa e, se necessário, varrer o estúdio.
Produzir, portanto, requer não apenas capacidade intelectual, como braçal. Afinal, há sempre muitos pacotes para se carregar ... É uma função que exige muita transpiração. E, nunca se esqueça: é um trabalho de equipe, onde se lida com gente, todo o tempo.
(texto publicado na revista Desfile Coleções, Bloch Editores)
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