segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

CORPO SUBJUGADO



















                Mulheres que se deixam abalar pela ditadura estética, provavelmente estão seguindo os conselhos do jornalista Francisco Edson Alves que escreveu: "Se você quer estar com aquela cinturinha fina nas festas do final do ano, então, literalmente, corra. Especialistas esportivos, fisioterapeutas e nutricionistas garantem que é possível, faltando cerca de um mês para o Natal e Ano Novo, perder peso consideravelmente, combinando exercícios físicos com alimentação balanceada. (...)  (Jornal O dia, edição de 26 de novembro de 2017)
   
              
                Destaco que não vi nenhuma reportagem que  aponte a necessidade dos homens emagrecerem, de perderem suas barriguinhas proeminentes. 
Eles, podem ser barrigudos, cheiinhos. Elas necessitam ter "cinturinha de pilão" e olha que estamos na segunda década do século XXI e nada mudou. Será? Sexo e gênero são construções sociais.
  Diz Mackinnon:  " (...)  Como a sexualidade surge em relações sob dominação  masculina, as mulheres são as principais autoras do sentido da sexualidade". 
Para a nossa realidade nacional, esta definição cai como uma luva. Afinal, cabe à sociedade criar o homem, criar a mulher como conhecemos, assim como a diferença entre os sexos e a dinâmica. Domínio-submissão definem um ao outro.
                 

Música Cintura Fina, de Luiz Gonzaga, criação de 1950. Pelo visto, ainda atual ...


  "Minha morena,
    Venha pra cá
   Pra dançar xote,
   Se deitar em meu congote
  E pode cochilar.
  Tu sois muié
   Pra homem nenhum 
   Botar defeito,
   por isso satisfeito com você
   Vou dançar
    Vem cá, cintura fina,
    Cintura de pilão,
Cintura de menina,
 Vem cá meu coração (...)"
  
exibições99.418

Cintura Fina - Dominguinhos (Forró do Dominguinhos) - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=I7lbt2JhSeA

Nenhum comentário:

Postar um comentário