http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/03/1431448-ronaldo-fraga-e-eleito-um-dos-sete-estilistas-mais-inovadores-do-mundo.sh
O estilista mineiro Ronaldo Fraga foi buscar aqui, no território nacional, mais precisamente na caatinga, a inspiração para gerar uma fantástica coleção que batizou de "Carne Seca"
Uma reflexão: nas aulas de design de moda, qual é o olhar que se tem para o Brasil? Nas faculdades situadas no nordeste (alô, alô, João Pessoa, Paraíba) e no norte do país será que é abordada, nas aulas de pesquisa de moda e similares, a região nordeste e norte, o trabalho dos artesãos, o próprio artesanato, a cultura popular? Ou será que se fica só "viajando" pela Europa, pelo oriente, pelos Estados Unidos ? Ou seja, se busca, apenas, lá fora, a solução para os nossos caminhos de criação?
Ronaldo Fraga, membro da Academia Brasileira de Moda (ABM) da qual também faço parte, une os seus olhares, as suas viagens externas (que devem ter sido muitas) às intensas viagens internas, por esse imenso Brasil.
Deu no que deu: acaba de apresentar na Europa, mais precisamente em Londres, algo que eles europeus não conheciam: a roupa quase escultura, a roupa que transcende o simples ato de vestir, calcada, embasada, inspirada na nossa caatinga.
Para os estudantes de Design de moda, vale uma reflexão: Às vezes a saída está bem próxima da gente, mas , por insegurança, muitas vezes, vamos procurá-la alhures ...!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário