quinta-feira, 29 de maio de 2014
FAST FASHION - FOREVER 21
No Village Mall, novo shopping center localizado na Barra - Rj, há célebres etiquetas. Mas quem faz sucesso diariamente é a loja da "Forever 21" -- "fast fashion"-- que coloca à venda as últimas tendências em peças fabricadas em países, onde há mão-de-obra barata e, em muitos casos, escrava.
Em outras palavras, em países onde os gastos trabalhistas são inexistentes, o que potencializa o lucro.
As consumidoras da "Forever 21" compram muito. Na fila do provador o que se vê são mulheres carregando diversos cabides ou melhor, carregando uma bolsa-sacola com os mais diversos estilos de roupa. O que vale é a quantidade, o que se comprova andando pelo Village Mall, onde o que mais se vê é a sacola amarelo-gema de ovo com letras pretas, a sacola da "Forever 21"
Enquanto isso, a indústria da moda brasileira continua exportando matéria-prima e importando produto manufaturado.
De acordo com Paulo Borges, CEO da Luminosidade, empresa que promove o SPFW e o Fashion Rio, o que "salva a produção nacional é o consumo nacional."
Mas a moda fabricada no Brasil é cara. Paulo Borges afirma que no Brasil a luz, internet, telefone também são caros ...
A indústria de moda nacional gera 1,7 milhões de empregos diretos, sendo que 75% da mão-de-obra é feminina. Por trás de cada uma dessas mulheres há, sempre, uma família ...
Como pensar numa moda que seja acessível, de boa qualidade e que não seja descartável?
Reciclar e evitar desperdício é sustentável. Já esgotar recursos naturais não é sustentável.
O conceito de sustentabilidade, de acordo com Oded Grajew - empresário, presidente emérito do Instituto Ethos - "ainda é pouco compreendido, tanto por quem fala sobre ele quanto por quem o ouve.
Moda e sustentabilidade - o que sabemos sobre isto?
Na "Forever 21" o que vimos (Lucia Abdenur, Celina de Farias e eu) foi a utilização, na maioria das vezes, de tecidos e malhas e lãs sintéticas. E o Brasil é um grande produtor de fibras sintéticas: Será que estamos exportando a matéria-prima e importando o produto manufaturado, produzido em países onde, em muitos casos, não há leis rígidas contra o uso da mão de obra escrava?
"Trabalho escravo e desemprego são insustentáveis. Trabalho decente para todos é sustentável", afirma Oded Grajew.
A "Fast-fashion" prejudica a moda carioca?
E a "Forever 21", numa tradução ao pé da letra "para sempre 21, será a versão fast-fashion do "Retrato de "Dorian Gray, livro, obra imortal, de Oscar Wilde? Desejamos ser eternamente jovens?
Abaixo, link para a entrevista de Paulo Borges à jornalista Sonia Racy
http://blogs.estadao.com.br/sonia-racy/o-fast-fashion-e-um-virus-que-infectou-a-industria-da-moda/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário