sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PREFÁCIO DO LIVRO VISTA-SE COMO VOCÉ É


"Toda pergunta é um grito para compreender o mundo. Não existem perguntas imbecis".
Carl Sagan (cientista norte-americano)



"A única coisa que sei é que nada sei". Quem tornou esta frase célebre foi o filósofo grego Sócrates, que também afirmava: "uma única pergunta pode ser mais explosiva do que mil respostas. Os que questionam são sempre os mais perigosos." E por fazer perguntas demais e questionar a ordem então estabelecida na Grécia antiga, Sócrates foi julgado, considerado culpado, por um júri formado por cinquenta pessoas, condenado à morte, no ano 399 A.C, e assim obrigado a tomar um cálice de cicuta, na presença de amigos mais íntimos.

     Lembrei-me deste fato histórico, deste marco no nascimento da filosofia ocidental, quando passei a responder às cartas de leitoras da Manequim (Editora Abril) através da coluna intitulada  Lição de Moda sob a minha responsabilidade durante quatro anos. Naquela época fascinavam-me (e ainda me fascinam) as perguntas, os questionamentos, as dúvidas sinceras colocadas em cada carta - "naõ sei o que vestir", "não encontro o que gosto", "tenho vergonha disso ou daquilo" - e sem dúvida alguma corajosamente questionando os valores estéticos vigentes em nossa sociedade. E como são rígidos esses valores !... A cada mulher exige-se que seja tão bela quanto uma modelo - jovem, boa altura, corpo longilíneo e, de preferência (com vista a um maior sucesso), branca e, até possível, loira do tipo anglo-saxão.
     Consequentemente, essas caras leitoras, ao perceberem que os seus corpos não se enquadravam nesses rígidos padrões estéticos, se desesperavam, se tornavam inseguras e assim acabavam virando a mesa quando escreviam, denunciando as inseguranças e indagando-me como seus problemas poderiam ser resolvidos. Em resumo, percebendo que -- como seres pensantes, inteligentes e sensíveis que são - jamais iriam se enquadrar nos ideias de beleza tão cultuados pela nossa sociedade patriarcal e machista, pediam, desesperadamente, uma saída.
     Porém , sempre as incentivei a acreditar nelas mesmas, considerando que a saída está dentro delas, pois o que se deve fazer é ajudar uma pessoa a "parir" uma opinião própria e dessa forma só o conhecimento que vem de dentro é capaz de revelar o verdadeiro discernimento, conforme afirmava o imortal e sempre atual Sócrates. (....)

Acima, parte do texto de apresentação do livro "Vista-se como você é" que vem a ser também o nome deste meu blog. O livro foi editado em 1997 pela editora L&PM de Porto Alegre (RS) e no momento se encontra esgotado. 
Os depoimentos presentes nas então cartas de leitoras continuam sendo atuais, atualíssimos. Muito atuais pois, infelizmente,  ainda continuam falecendo, no Brasil,  mulheres, vítimas de procedimentos estéticos, como, por exemplo "preenchimento" do bumbum ... Na eterna  busca de  de um (rígido) ideal beleza  imposto pela nossa sociedade. muitas mulheres brasileiras se submetem a perigosas cirurgias. E correm  risco de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário