"Arte é tão abstrata. Pode ser um dom que você expressa de alguma forma." Renata Bevilaqua - estilista
"Todo ser humano traz arte dentro de si. Tem gente que não descobre. Tem gente que sufoca, que mata seu próprio instinto artístico" Maura de Barros, artista plástica, tia do artista plástico Tunga.
"Arte é a capacidade maior ou menor de um individuo expressar a criação ou seu dom e talento."Colmar Diniz - professor, coreógrafo e figurinista de teatro e da TV
"Arte é irreverência, sobrevivência e comunicação. Não existe civilização sem arte, pois ela fala do eterno no ser humano." Olga Savary, poeta, escritora e jornalista.
Encontrei nos meus arquivos estas definições de arte, e com elas algumas anotações sobre o processo criativo, intuição, presságio, absorção.
Será todo artista um oráculo, que prevê, profetiza, advinha? Vale destacar que todo processo criativo não existe sem intuição.
Intuição é o ato de perceber - percepção clara ou imediata. Também é o ato de pressentir , pressentimento.
A intuição leva à contemplação:através da contemplação se atinge em toda a sua plenitude uma verdade de ordem diversa daquela que se atinge por meio da razão ou do conhecimento analítico.
Todas as pessoas recebem, a cada instante, dezenas de estímulos. Mas só os artistas são capazes de fazer uma releitura destes mesmos estímulos, associando-os uns aos outros, ordenando-os. E esta ordenação dos estímulos sempre segue uma organização interna, do nosso interior. Constitui-se uma busca de significados. E esta busca de ordenação é que leva o ser humano a buscar novas formas e, consequentemente, a criar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário