sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

BURLE MARX-MODA NO BRASIL: PAISAGEM/VESTIR

Resultado de imagem para Burle Marx fotos
                                                                              Até os anos 30 do século XX, os jardins brasileiros tinham inspiração européia: camélia florida, azaleia e magnólia. 
                                                  Ninguém dava importância pra as paineiras, cactos ou helicônia, pois as plantas bem brasileiras eram tratadas como mata. Isso até Burle Marx (1909-1994), artista plástico que ficou "renomado internacionalmente ao exercer a profissão de arquiteto-paisagista", ter a coragem de encher parques e jardins (inclusive de mansões) com espécimes da mata atlântica, do cerrado, da floresta amazônica e até da caatinga.

                                                  Na moda, o Brasil passou algumas (muitas) décadas do século XX se vestindo à moda européia e, posteriormente, compôs um mix da moda européia com a moda norte-americana.
       

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

A MODA DO BUMBUM. A MODA DO DECORO


      Sempre me preocupei em mostrar, quando escrevo e quando dou aulas, a importância social da moda, que vem a ser um dos sensores da sociedade e uma porta de entrada ao trabalho para muitas  mulheres brasileiras. 
     Mas no Brasil a moda ainda é vista como assunto de mulher o que é por definição -- numa sociedade patriarcal/machista -- inferior e de menor importância.
 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

MODA DE CAMELÔ

Resultado de imagem para camelô fotos


Resultado de imagem para camelô fotos



        Com seus radares sintonizados nas telas das tevês, nas redes sociais e nas vitrines das butiques, os camelôs reproduzem os modismos com uma incrível rapidez. 
     Seus recursos permitem uma aceleração do processo, exatamente porque não contam com a infra-estrutura das grandes marcas. Trabalham com micro-empresas de fundo de quintal, onde não há espaço para estudos de marketing, tão comuns na indústria normal. Eles contam com a agilidade e nem pensam em "formalidades" como o pagamento de royalties. São rápidos pois a garantia de sucesso nas vendas é a velocidade na produção e distribuição de mercadoria