POR QUE ESTUDAR/REFLETIR SOBRE A GRAMÁTICA DA LÍNGUA E SOBRE A GRAMÁTICA ESTÉTICA?
POR QUE ESTUDAR (PROFUNDAMENTE) UMA LÍNGUA?
A língua ou o idioma é um sistema de palavras com as quais se explica os pensamentos. Cada idioma tem um estilo, um conjunto de vocábulos, frases distintas e características, uma série de regras, uma expressão própria, uma maneira de falar, um sistema de sinais apropriados.
Observação: o domínio do português falado e escrito é de suma importância para todos profissionais do século XXI.
A IMPORTÂNCIA DA GRAMÁTICA ESTÉTICA
Ler e estudar sobre a gramática estética é uma necessidade. Assim como há esforço menor para entender/refletir sobre a língua portuguesa, muitas pessoas não se esforçam para entender as necessidades estéticas, diárias.
Assim como falam e escrevem utilizando, sobretudo, palavras que estão na moda, pouco se preocupando se elas expressam o conteúdo necessário, o mesmo descaso demonstram sobre a estética, sobre o vestir: vestem o que todo mundo veste, poucos se importando se a mensagem transmitida reflete suas necessidades físicas, emocionais, profissionais e de personalidade.
Estilo é um conjunto de elementos que criam ou imprimem características próprias às criações artísticas. É uma forma de expressão, percebida pela composição da fala, dos gestos, das formas, dos padrões, das cores, dos volumes, das dimensões, das textura.
O estilo define e diferencia um modo de fazer ou criar; através dele podemos identificar uma época, um artista, um grupo social, um gênero literário ou musical, um modo de interpretar, um modo de ser e de viver.
Logo, um estilo distingue um determinado modo de ser de uma obra de arte ou de uma pessoa, de uma roupa, de um objeto.
CADA ESTILO FALA UMA DETERMINADA LINGUAGEM.
Uma reflexão: atualmente há um culto a um estilo raso, sem profundidade na linguagem escrita/falada e também no vestir.
A gramática da língua falada e a gramática de estilo no vestir de personagens de novelas, no Brasil, caem no gosto popular e são repetidas indefinidamente pelas mulheres. Mas os homens também copiam a gramática estética e a gramática falada lançada pela TV.
Toda gramática é produto de uma cultura e é, sobretudo, uma maneira de comunicação com os nossos semelhantes. E há gramáticas estéticas/corporais que variam de acordo com os diferentes momentos sociais e também traduzem as desigualdades sociais.
A gramática da fala/da língua e a gramática estética/corporal traduzem as "falas" (oral/escrita e corporal) dos vencedores e também dos derrotados ou melhor dizendo, dos perdedores/vencidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário