Louras também são muitas bonecas que alimentam o imaginário das nossas meninas. Um exemplo histórico é a boneca Barbie cujo tipo fisico é inteiramente anglo-saxão: mais loura, mais branca, impossível.
O texto acima faz parte de um dos capítulos do meu livro "Vista-se como você é", editado em 1997 pela editora L&PM, de Porto Alegre, RS, que se encontra, infelizmente, esgotado. Eu o utilizo aqui para refletir , um pouco mais, sobre o nosso histórico complexo de vira-lata.
Ainda hoje, no Brasil onde mais de 50% da população é formada por negras e negros, a busca pelos cabelos louros, continua firme e forte, dos 8 aos 80/90 anos.
Mas, desta vez, não estamos sós. Temos a companhia do politico holandês Geert Wilders, 54 anos, filho de uma indonésia e de um holandês. Ele fundou o Partido Liberal, de extrema direita, na Holanda. E uma das suas primeiras providências, ao fundar o Partido Liberal, foi pintar seus cabelos pretos de louro, o que acabou se tornando sua marca registrada, segundo a reportagem de Graça Magalhães-Ruether (jornal O Globo, edição de 12 de março de 2017), que se encontra escaneada abaixo.
Ele, Geert Wilders, perdeu nas eleições realizadas ontem, quarta-feira, dia 15 de março de 2017, na Holanda. Mas o historiador Paul Scheffer alerta que "a era da extrema-direita na Europa não é um episódio esporádico, mas uma tendência que veio para ficar."
Ontem, entreouvi, nas ruas de um bairro da zona sul do Rio de Janeiro, uma mãe, loura tingida, dizendo para uma amiga: "minha filha nasceu com cabelos pretos. Tenho dado banho, nos cabelos dela, de chá de camomila a fim de clareá-los .... E como os cabelos dela são cacheados, quando tiver maiorzinha creio que é bom ela alisá-los. Assim ficará mais sofisticada e se tornará branca, com certeza."
Quem foi *Maria Antonieta - 1755-1793(nome completo, Maria Antonia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena). Foi julgada por alta traição e guilhotinada em outubro de 1793. Há historiadores que atribuem a ela, Maria Antonieta, o inicio da Revolução Francesa em função do seu comportamento frívolo e superficial. O imortal escritor Stephen Zweig escreveu a biografia dela: "O retrato de uma mulher comum", que se encontra em PDF na internet, para quem se interessar. Vale a leitura.
Abaixo, escaneada, a reportagem de Graça Magalhães-Reuter e a letra de música "Loira Bombril" dos Paralamas do Sucesso.
https://www.youtube.com/watch?v=YboYvx9g0bg
Para e repara Música Loira Bombril - Paralamas do Sucesso - Olha como ela samba Olha como ela brilha Olha que maravilha G F Essa criola tem o olho azul G F Esta lourinha tem cabelo bombril G F Aquela índia tem sotaque do sul G F Essa mulata é da cor do Brasil G F A cozinheira tá falando alemão G F A princesinha tá falando "nou-faire" G F A italiana cozinhando feijão G F A americana se encantou com o Pelé G Haagen-dazs de mangaba, chateau, canela preta Cachaça, made in Cairo dando a volta no planeta Caboclo presidente trazendo a solução Livro pra comida, prato pra educação G Para e repara Olha como ela samba Olha como ela brilha Olha que maravilha
"Sempre achei meio estranho e meio engraçado homens que gostam de exibir mulher. Elas são sempre iguais. Altas, loiras, cabelão, vistosas,provocam inveja nos outros homens. É muita miséria viver pra outros tenham inveja de você." Via Paola Refinetti, no facebook. Opinião que traduz uma realidade nacional. Resta acrescentar que as demais mulheres também têm inveja da mulher alta, loira, cabelão, vistosa e acompanhada por um homem. Reflitam e tirem suas conclusões, ou não. Rio de Janeiro, 19 de março de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário