No artigo "Moda é a nossa praia" a professora Paula Acioli afirma que D. Maria condenou o desenvolvimento da nossa incipiente industria têxtil, mandando quebrar todos os teares, por razões/leis pragmáticas.
D. Maria, que entrou para a história como "a rainha louca" não pode, ao meu ver, ser considerada uma pessoa pragmática. Uma pessoa louca não pode ser considerada pragmática.
O que D. Maria queria é que o Brasil continuasse sendo uma colonia e para manter o Brasil no atraso, teve uma ideia desastrosa.Por determinação dela, D.Maria, a nossa industria têxtil foi, em 1785, toda quebrada, arrebentada.
Aqui, no Brasil, só era permitido fabricar panos baratos, como a nossa chita, que eram utilizados para "cobrir" os corpos dos escravos.
Quem bem escreveu sobre esta questão foi o historiador Luiz Edmundo, de quem tenho as obras completas.
No livro "O Brasil tem estilo?" (editora Senac, 2000) reflito sobre este decreto da D. Maria, que levou todo o Brasil e não só o Rio de Janeiro, a se vestir de acordo com a classe social. Ou seja, quem era nobre e burguês rico era obrigado a se vestir utilizando tecidos, moldes e modelos que vinham da Europa .
Aqui, no nosso Brasil era, na época, proibido que "abrissem escolas para instruir o povo, proibido abrir casas de jóia, era proibido ser ourives, era proibido ser sapateiro e era proibido o serviço de correios (para que a colônia não tivesse contato com os povos de outros países).
Joias e sapatos eram criados/feitos na Europa. Do Brasil saia a matéria prima: o ouro e o couro. Todas estas medidas tinham como objetivo manter a colônia no atraso, ainda mais dependente da metrópole.
Pragmatismo, o que é?
"O pragmatismo é um caminho percorrido por todos e todas, sejam da esquerda, de direita, do centro ou das variantes de ambas. O pragmatismo obriga a todos (as) a integrarem sua individualidade à coletividade. Em palavras simples é o pleno exercício da renuncia, que todas as pessoas materializam em favor de uma sociedade menos turbulenta. O termo pragmatismo (substantivo masculino) é especialmente aplicado ao movimento filosófico norte-americano baseado nas idéias de Charles Peirce (1839-1914) e William James (1842-1910)"
Fontes: artigo "A moda é nossa praia", de Paula Acioli, publicado no Caderno Ela, jornal O Globo, edição 21 de outubro de 2017; o livro "O Brasil tem estilo?", editora Senac -2000 (esgotado), os escritos do historiador Luiz Edmundo e o deus/oráculo Google.
Dona Maria I de Portugal promulga alvará que proíbe ... - History
https://seuhistory.com/.../dona-maria-i-de-portugal-promulga-alvara-que-proibe-proli...
No dia 5 de janeiro de 1785, durante o reinado de Dona Maria I, ... No Brasil, ela ficou conhecida comoDona Maria, a Louca ou Maria Louca por causa da ..."Maria I de Portugal Data de nascimento: 17. Dezembro 1734 Data de falecimento: 20. Março 1816 Maria I , apelidada de "a Piedosa" e "a Louca", foi a Rainha de Portugal e Algarves de 1777 até sua morte, e também Rainha do Brasil a partir do final de 1815. De 1792 até sua morte, seu filho mais velho João atuou como regente do reino em seu nome devido sua doença mental. Era a filha mais velha do rei José I e sua esposa a infanta Mariana Vitória da Espanha."
Nenhum comentário:
Postar um comentário