sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
ELZA MARZULLO: A IMPERATRIZ DO JORNALISMO FEMININO BRASILEIRO
A jornalista Elza Marzullo trabalhou na revista O Cruzeiro, onde assinava "Elegância e Beleza", coluna semanal, espaço utilizado pela jornalista para tirar dúvidas de leitoras a respeito (sobretudo) de cremes e produtos para a pele e cabelos.
Posteriormente, Elza Marzullo criou, em "O Jornal" o primeiro caderno feminino do Brasil. Na época, Elza fazia de tudo um pouco, pois a produção de moda e o jornalismo de moda ainda estavam engatinhando no Brasil. Ela tinha, no caderno feminino que criou e editou, uma coluna chamada"o correio", onde era publicada a correspondência das leitoras e que entrou para a história do jornalismo feminino como "O Clube das Abelhinhas", porque era desta maneira carinhosa que Elza chamava suas leitoras. E esta correspondência (intensa) entre a jornalista e suas leitoras atravessou décadas. Havia também, neste caderno feminino pioneiro, a seção de culinária e a de moldes da Eugen.
Na edição , a improvisação era uma constante e as fotos (leia-se os cromos) com modelos, com "tendências das estações", eram compradas , ou seja, vinham do exterior. Consequentemente, aqui eram publicadas, nos anos 60 do século XX, fotos com tendências do inverno europeu para o nosso clima tropical.
Na foto, acima, da Revista O Cruzeiro, a modelo loira está envolvida em pele. Em tempo: este número da revista "O Cruzeiro" está à venda no site "Mercado Livre")
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário