terça-feira, 16 de dezembro de 2014

REFLEXÃO SOBRE A MODA NO SÉCULO XX






   

















      "A moda no século XX foi marcada pela velocidade. Pela primeira vez na história a moda e os modos, os jeitos de vestir, mudavam a cada década, refletindo uma sociedade em vias de mudanças radicais, como um espelho do comportamento humano diante da rapidez da vida moderna.


     A moda do século XX viveu ao sabor da comunicação de massas. O rádio , as revistas, os jornais , coordenadamente, inauguraram uma vitrine de celebridades que ditavam normas de estilo e de elegância. 
    A moda do século XX assistiu a duas Grandes Guerras e a uma série de conflitos armados.   
     O cinema não ficou atrás: suas divas, seus galãs, seus enredos (sobretudo no cinema norte-americano) vendiam moda para todo o planeta. E com a chegada da televisão, atores e atrizes, ídolos de milhões de pessoas, também participavam, ativamente, influenciando o público e a industria do vestuário, expondo moda e modismos para todos.
      O século XXI começou. E ao que tudo indica será marcado pelo reviver de tendências, o retorno do que deixou de ser moda e passa a ser moda,novamente. O que a indústria da moda fará? A moda das ruas (street fashion) e o Rap parecem estar indicando um caminho. Quem sobreviver, verá."



(Texto  escrito por Paulo César Oliveira e por mim, mas assinado por ele,  para um encontro com estudantes de moda na Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro - 2007/2008.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário