quinta-feira, 26 de junho de 2014
NOTICIAS SOBRE O ARTESANATO NORDESTINO
artesão, artesã - sm;sf - Artista. Ser humano que exerce por conta própria um arte, um oficio manual. Fonte: dicionário Aurélio
Recebi uma mensagem de Patricia Matos. Ela me envio informações sobre projeto "Bordados de Passira". Na mensagem, Patricia me informa que este projeto nasceu após sua amiga Ana Julia ter estudado para o mestrado a relação entre artesanato e design: as pesquisas de campo foram realizadas junto às bordadeiras de Passiro, no interior do estado de Pernambuco.
Lá, no interior de Pernambuco, Ana Julia soube que as artesãs já tinham apresentados seus bordados em alguns desfiles de moda, como, por exemplo, no desfile do estilista mineiro Ronaldo Fraga. Mas elas, as bordadeiras desejavam aprender a costurar suas roupas bordadas. Estas bordadeiras de Passiro pouco conhecimento tinham sobre a produção de roupas, além de enfrentarem dificuldades na comercialização. Trocando em miúdos, existem atravessadores que compram barato os produtos que elas criam e os revendem a preços exorbitantes. O atravessador é quem lucra. E as artesãs apenas sobrevivem ...
Para mudar esta realidade, foi montado o projeto Bordadeiras de Passiro que busca capacitar as artesãs, ministrando aulas de costura, modelagem, gestão de produto,etc.
O objetivo é montar uma loja virtual para que elas, as artesãs, possam vender suas criações e viver com dignidade.
Quem desejar se informar sobre o projeto, e colaborar com ele,pode acessar o link www.catarse.me/bordadosdepassira .
Patricia me informou que o projeto Bordadeiras de Passiro está em campanha para arrecadar fundos. As pessoas podem doar qualquer valor a partir de R$ 10,00 (dez reais) que pode ser pago por boleto bancário ou em cartão de crédito. E quem colaborar receberá um dos trabalhos feitos pelas artesãs, como forma de reconhecimento pelo apoio.
O artesanato nordestino é extremamente rico, e a sua criação/produção gera, precariamente - pois há infelizmente os atravessadores - o sustento de muitas famílias. Pois , geralmente, estas bordadeiras são chefes de família. E há muitas criações, muitos bordados que são passados de mãe para filha ou de avó para neta. Há histórias, com H maiúsculo, por trás de cada criação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário