domingo, 24 de agosto de 2014

BREVE HISTÓRICO DO PROFISSIONAL DA MODA, NA EUROPA





     Reflexões: A Câmara de Alta Costura surgiu na França em 1868. O Brasil, em 1868, ainda era um país onde havia escravidão, oficial. A Lei Aúrea só foi assinada em 1888. Ou seja, 2O (vinte anos) após ter sido criada a Câmara de Alta Costura.  
     Aqui vou colocar o pequeno histórico dos antepassados da Câmara de Alta Costura e do prêt-à-porter francês. Vale ressaltar que todos estes trabalhadores eram livres e assalariados. 
     No Brasil escravocrata havia costureiras, cozinheiras,  pedreiros que  eram escravos assim como cabia aos escravos exercer a função de vendedor (a), historicamente conhecidos como 'escravos de ganho'. 


     
Abaixo histórico dos profissionais da costura na Europa e sua evolução:

     Tailleur de ville - O alfaiate. Surgiu na França, com o desenvolvimento urbano dos séculos XII e XIII (nota: O Brasil foi "descoberto" pelos portugueses em 1500, século XVI)
    O tailleur de ville era um artesão reconhecido, mas nenhum nome ficou para a história. Vale ressaltar que se tratava de um ofício masculino. Eles foram registrados como profissionais no século XVI, ou seja, no século em que o Brasil foi "descoberto" ou "achado" pelos portugueses.
     As mulheres podiam trabalhar como empregadas de um alfaiate. Mas não podiam ser proprietárias ou chefiar o negócio. O alfaiate-chefe, o dono, tinha que ser um homem.
     Em 1675, século XVII, foi apresentada uma petição ao rei Luis XIV. Pedia-se ao rei que fosse permitido às mulheres que fizessem algumas peças, como pegnoirs, camisolas, sobressaias. O texto pedia a liberação do trabalho feminino em nome da castidade e da modéstia, duas fortes razões para que mulheres fossem vestidas por outras mulheres e não por homens. o rei aceitou a petição e a partir de 1675 as mulheres forma autorizadas a trabalhar como costureiras, chefiando seu negócio.

     Fripier - o fripier revendia as roupas de segunda mão. No século XVI - 1500 - os fripiers conseguiram autorização para fazer roupas novas.
     Mas os alfaiates - tailleurs de ville - conseguem , por sua vez, que a lei inclua uma ressalva: os fripiers ficam impedidos de fazer peças sob medida, e têm que usar tecidos populares, mais baratos.
     Observação: o verbo (francês) fripier  significa desperdiçar.


      A Câmara de Alta Costura - que reúne os criadores de roupas sob medida, foi criada em 1868. Pode-se dizer que o seu antepassado é o tailleur de ville.

O prêt-à-porter foi criado em 1949, após a Segunda Guerra e tem como antecedentes o fripier e o ready-to-wear norte-americano.
      





Nenhum comentário:

Postar um comentário