sexta-feira, 18 de abril de 2014

SAIA DA SUA BOLHA, SE AVENTURE: "SE CONHEÇA"



  Oprah Gail Winfrey , apresentadora  e empresária norte-americana, afirmou e sempre afirma que estudou e continua estudando a história dos negros norte-americanos. Ou seja, estuda a sua própria história. E assim conseguiu criar o "talk-show" com maior audiência da história da TV norte-americana.


"Eu estudo a minha história, a história dos negros americanos. Por conhecê-la, passei a acreditar que, quando uma pessoa sabe quem é, ela tem uma habilidade de seguir em frente, Ao conhecer sua origem, você pode evoluir não só por sua força de vontade mas também com a ajuda da força de sua ancestralidade."- Oprah Winfray

  Uma pergunta: Os modelos negros, que fizeram, recentemente,  protestos na porta do Fashion Rio, têm estudado as suas histórias?
Caso estudem as suas histórias poderão trazer novidades, novas informações para a nossa industria de moda.  Ou seja, não basta ser negro, assim como não basta ser branco, amarelo, pardo, etc. O importante não é o "involucro" e sim o que está dentro, o conteúdo.E o processo é de dentro para fora: grandes vivências geram criativos e originais "invólucros".


O escritor russo Leon Tolstoi (1828-1910) afirmou: Se queres ser universal, começa  a pintar a tua aldeia." Ou ""para ser universal fale de sua aldeia" ou "fale de sua aldeia e estará falando do mundo" ou "fale de sua aldeia e falará do mundo".
Esta frase (e suas variações) já virou um bordão. Mas é sábia.
E não foi só a bem-sucedida norte-americana Ophah Gail que foi estudar (e estuda) sua história.


O Gabriel Garcia Marquez, no livro "El odor de la Guayaba" (O cheiro de goiaba) afirma que, para ele,  "dormir de meias" dá "pava", em português, dá azar, gera infortúnio, traz a má sorte, etc. Ele respeitava as superstições não só colombianas, como as sul-americanas e as caribenhas.


 Garcia Marquez era extremamente antenado com a história do seu país, com as superstições populares, com as crendices populares.
Garcia Marquez não vestiu um smoking (como ditava o protocolo) quando foi  receber o Prêmio Nobel. Ele foi receber o maior prêmio da literatura mundial vestindo o Liqui-liqui - tradicional traje caribenho.
Mergulhar na história da família, na história dos ancestrais, na histórias populares  pode gerar muitos frutos. E não temam enredos infelizes, porque aí reside a originalidade.
Já dizia o Tolstoi: "as histórias das famílias felizes são todas iguais. As famílias infelizes, cada uma tem uma história ....  Bingo!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário