Quem sou eu

     Jornalista, estudei na UFF (Universidade Federal Fluminense). Sou mestre em comunicação e cultura pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) - 2002. Professora de produção de moda na Universidade Veiga de Almeida  (UVA) de 1995 a 2008. Na UVA (Universidade Veiga de Almeida) criei e coordenei, junto com o Instituto Zuzu Angel (IZA) a pós-graduação em produção de moda/stylist, curso que continua existindo, pois foi criado, como um bom filho, para pertencer ao mundo. 

     Fui professora de história da moda no curso, primeiro técnico e depois superior de moda/design na Universidade Candido Mendes (RJ), onde criei , no final dos anos 80, o primeiro curso de 'jornalismo e produção de moda',que deu origem ao Núcleo de Moda, que deu origem ao curso técnico/superior de design de moda.

Fui editora de moda da Revista Desfile (Bloch Editores), colaborei durante alguns anos com a Revista Manequim (editora Abril), onde assinei a coluna "Lição de moda", com o pseudônimo de Ruth Tavares, usando o sobrenome de solteira da minha mãe, Aglaé. A coluna "Lição de moda" contava com as  ilustrações do artista plástico Antonio Pereira. Fui editora-assistente na revista Claudia Moda (editora Abril); colaborei com os jornais "O Globo" e "Folha de São Paulo".

Outros trabalhos: filme-documentário "História da moda no Brasil", produzido por Candido José Mendes de Almeida e realizado em colaboração com ex-alunas do Núcleo de Moda do centro cultural da Candido Mendes - última apresentação do filme-documentário foi na TV Cultura de São Paulo em 2005.

Autora dos livros: "Marilia Valls: um trabalho sobre moda", editora Salamanca, 1989; "Jornalismo e Produção de moda",editora Nova Fronteira, 1991; "Vista-se como você é", editora L&PM, 1997; "O Brasil tem estilo?", editora Senac, 2000; co-autora de "Produção de Moda", Senac, 2011; "Frases da moda", com design de Antonio Kvalo, editora Tinta Negra Bazar Editorial, RJ, 2016

Dois livros-blogs. Links: www.http://historiadamodaearte.blogspot.com.br  www.http://nascigay.blogspot.com.br

     Tese de mestrado: "Jornalismo de moda, jornalismo feminino e a obra de Alceu Penna,(professora-orientadora,Raquel Paiva) UFRJ, 2002, além de ter participado de alguns livros como "Nas fronteiras do contemporâneo: território, identidade e arte, editora Mauad, 2001; "sapatos:crônica de um tempo - duas edições -  em 1991 e a segunda em 2008, patrocinadas pela Francal - organização, primeira edição, de Fernando de Barros e Perla Nahum e a segunda edição de 2008 foi organizada pela Perla Nahum e dedicada, em memória, a Fernando de Barros.
E fui editora-executiva do livro "História da camiseta", patrocinado pela Hering e que foi distribuido como livro-brinde, jamais chegando às livrarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário