sexta-feira, 21 de julho de 2017

A QUEM PERTENCE OS NOSSOS CORPOS?




"Que baranga ...!!, que gorducha ...disforme, feia ..."  Assim ouvi falarem da primeira-ministra da Noruega,  Erna Solberg. 
       
     Também criticavam abertamente a imagem fisica de Dilma Rousseff, primeira mulher brasileira eleita e reeleita, pelo voto democrático, presidente do Brasil. Xingaram a ex-presidente Dilma de tudo, ou quase tudo, inclusive de sargentona e de sapatão. Para conferir, basta colocar no deus Google, 'xingamentos Dilma Rousseff': entre vários textos e reportagens sobre os xingamentos sofridos pela nossa ex-presidente, há um publicado no jornal O Globo (edição de 13/06/2014), onde é dito que "os xingamentos sofridos por Dilma Rousseff são expressão de machismo e de falta de cidadania". 

 Pergunta: a mulher brasileira tem direito a ter uma personalidade, uma identidade própria? Ou será que é obrigada a seguir o modelo estético, o modelo corporal que a sociedade (machista) lhe impõe? 


Frágeis são as nossas estruturas democráticas, frágil é a nossa cidadania. E há os que fingem que nada está acontecendo. E continuamos recebendo mensagens que impõem um modelo de comportamento, um modelo estético feminino. 
E continuamos fingindo que nada está acontecendo.

      Abaixo, uma nota sobre os paletós da Merkel, primeira-ministra da Alemanha, publicada no  Caderno Ela, jornal O Globo (edição de 15 de julho 2017) onde é dito: " (...) a chanceler Angela Merkel é disparado o maior mistério do fashion & politics. Está sempre vestida com um mesmo padrão de conjunto que inclui o paletó das fotos ao lado, em uma paleta de cores difícil de descrever. Ou o uniforme é pura praticidade ou é saudade de Berlim Oriental."


Na mesma edição do jornal O Globo de 15/07/2017 há uma reportagem sobre estilismo político, título: Moda como forma de protesto. Trata-se de uma "artista" que faz parte de uma exposição privada (sic!) em Miami de artistas independentes. Bem, são tão independentes que estão protestando em Miami, por uma  - "Venezuela Livre", leia-se por uma Venezuela totalmente alinhada  com o governo Trump. 

Como bem diz a imortal estilista brasileira Zuzu Angel, "viver é isso:fazer diferença no seu tempo." 
Que diferença é possível se fazer, atualmente?

Abaixo, links relacionados à questão: a quem pertence os nossos corpos?
http://bhaz.com.br/2017/07/22/homofobia-garconete-chopp-da-fabrica/ - 

http://noticias.r7.com/sao-paulo/meninas-abandonam-estudos-e-tentam-suicidio-apos-entrar-para-lista-das-mais-vadias-27052015




Resultado de imagem para frases da Zuzu Angel













Nenhum comentário:

Postar um comentário