sexta-feira, 2 de agosto de 2019

AS APARÊNCIAS ENGANAM

Resultado de imagem para as aparências enganam frases         








     No Brasil se julga o  (a) consumidor (a) pela aparência. Só que as aparências enganam.  
     Reportagem publicada no jornal O Globo (edição de 27 de julho) afirma que a discriminação atinge  55% dos consumidores. "Pesquisa Procon-SP indica que casos estão ligados a aparência, etnia (ou raça) e gênero(...). A aposentada Neide da Silva, 76 anos, foi ignorada pelos atendentes de uma loja de roupas de festa, no Recife, apesar de nenhum deles estar ocupado quando entrou no estabelecimento. Ela acredita que isso aconteceu porque vestia roupas simples e calçava chinelos. (...) Segundo pesquisa, negros e mulheres estão entre os principais alvos de preconceito, ainda que a maioria (60,8%) tenha declarado ter sofrido discriminação pela condição financeira. (...) 
     O Brasil é de fato um país racista, misógino e separatista por renda" , afirma o sociólogo do consumo Fábio Mariano Borges, da ESPM.


     Numa reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo no dia 1 de dezembro de 2007, o publicitário Marcelo Chita afirma que "muitos vendedores têm vergonha de sua profissão e numa aula-treinamento de vendedores, Marcelo Chita pede para que os vendedores-alunos gritem: "eu tenho orgulho da minha profissão". Marcelo, durante a aula-treinamento, afirmou para os vendedores : "vocês ganham a vida ajudando as pessoas a serem felizes (...)" Será? os fatos afirmam o oposto. 


    Para refletir: será que por terem vergonha do seu oficio, há muitos vendedores  que discriminam  os clientes? A verdade verdadeira é que entrar numa loja é ser submetida a um julgamento silencioso, onde o que é levado em conta, sobretudo, é a maneira como você está vestida e também a sua idade. 
Há um visível preconceito contra os que estão simplesmente vestidos e também, por exemplo, contra os velhos/idosos. A velhice também é discriminada, sobretudo quando a velha é uma mulher. E se ela estiver vestida com simplicidade, então, a discriminação, os olhares de indiferença, pouco caso, falam mais do que mil palavras.  
     Consumidor (a) no Brasil sofre e muito.


















Em shopping de alto padrão, Rosângela Moro defende fim de assistencialismo Rosângela Moro participa de evento em São Paulo Imagem: Divulgação Talita Marchao Do UOL, em São Paulo 22/07/2019 19h48... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/07/22/em-shopping-de-alto-padrao-rosangela-moro-defende-fim-de-assistencialismo.htm?fbclid=IwAR2eETn_OjQr_cvZ_aUg5xBCaAg2_QCQH_HXkyvY8Re3Gw8waYBprqBBIjY&cmpid=copiaecola



















Nenhum comentário:

Postar um comentário