quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

GRAMÁTICA DA LINGUA, GRAMÁTICA ESTÉTICA




Resultado de imagem para a fala imagens

   POR QUE ESTUDAR/REFLETIR SOBRE A GRAMÁTICA DA LÍNGUA E SOBRE A GRAMÁTICA ESTÉTICA? 

 


POR QUE ESTUDAR (PROFUNDAMENTE) UMA LÍNGUA?

  Resultado de imagem para a fala imagens     


     A língua ou o idioma é um sistema de palavras com as quais se explica os pensamentos. Cada idioma tem um estilo, um conjunto de vocábulos, frases distintas e características, uma série de regras, uma expressão própria, uma maneira de falar, um sistema de sinais apropriados.
Resultado de imagem para imagens femininas com roupas justas      Uma língua tem imagens, sons, ritos, equilíbrio entre a forma e o conteúdo. Uma língua tem vida, palpita e está sempre em transformação. Ela tem vida e segue moda e modismos (muito presentes nas gírias, por exemplo), assim como possui o seu lado clássico. E toda língua traduz uma pátria, com seus hábitos e costumes. Não foi à toa que Caetano Veloso cantou: "Minha língua é a minha pátria."

Observação: o domínio do português falado e escrito é de suma importância para todos profissionais do século XXI.

            A IMPORTÂNCIA DA GRAMÁTICA ESTÉTICA

      Ler e estudar sobre a gramática estética é  uma necessidade. Assim como há esforço menor  para entender/refletir sobre a língua portuguesa, muitas pessoas não se esforçam para entender as necessidades estéticas, diárias. 
     Assim como falam e escrevem utilizando, sobretudo,  palavras que estão na moda, pouco se preocupando se elas expressam o conteúdo necessário, o mesmo descaso demonstram sobre a estética, sobre o vestir: vestem o que todo mundo veste, poucos se importando se a mensagem transmitida reflete suas necessidades físicas, emocionais, profissionais e de personalidade. 
       Estilo é um conjunto de elementos que criam ou imprimem características próprias às criações artísticas. É uma forma de expressão, percebida pela composição da fala, dos gestos, das formas, dos padrões, das cores, dos volumes, das dimensões, das textura. 
     O estilo define e diferencia um modo de fazer ou criar; através dele podemos identificar uma época, um artista, um grupo social, um gênero literário ou musical, um modo de interpretar, um modo de ser e de viver. 
    Logo, um estilo distingue um determinado modo de ser de uma obra de arte ou de uma pessoa, de uma roupa, de um objeto. 
  
 CADA ESTILO FALA UMA DETERMINADA LINGUAGEM. 

     Uma reflexão: atualmente  há um culto a um estilo raso, sem profundidade na linguagem escrita/falada e também no vestir.
        A gramática da língua falada e a gramática de estilo no vestir de personagens de novelas, no Brasil,  caem no gosto popular e são repetidas indefinidamente pelas mulheres. Mas os homens também copiam a gramática estética e a gramática falada lançada pela TV.

      Toda gramática é produto de uma cultura e é, sobretudo, uma maneira de comunicação com os nossos semelhantes. E há gramáticas estéticas/corporais que variam de acordo com os diferentes momentos sociais e também traduzem as desigualdades sociais. 
     A gramática da fala/da língua e a gramática estética/corporal traduzem as "falas" (oral/escrita e corporal) dos  vencedores  e também dos derrotados ou melhor dizendo, dos perdedores/vencidos.  
Resultado de imagem para imagens femininas com roupas justasPois refletem, na língua e no corpo, os comportamentos, os desejos, anseios, angustias e sonhos de uma comunidade, em um determinado período histórico.
Resultado de imagem para imagens fala
      





Resultado de imagem para imagens femininas com roupas justas







Resultado de imagem para imagens femininas com roupas justas

Nenhum comentário:

Postar um comentário