domingo, 7 de fevereiro de 2016

MODA & MÚSICA, COM SAMBA-ENREDO



      Ninguém passa um dia sem ouvir os acordes de uma música; ninguém passa um dia sem se vestir. A música, assim como a moda, nos cerca de todos os lados. 


     Há música para rezar, dançar, namorar, relaxar, esperar, curtir, fazer ginástica. Música transmite emoções, assim como a moda. Música transmite cultura, assim como a moda. A música e a moda falam com ou sem palavras. A música, assim como a moda, está ligada ao comportamento sexual, à diversidade  e à questão de gênero. Há música imortal, assim como há moda eterna, que nunca passa.
        Dois compositores imortais: Noel Rosas e José de Assis Valente criaram musicas que falam da roupa, da questão vestir.  Eles, Noel Rosa e Assis Valente, foram dois cronistas do cotidiano. 
     E a escola de samba Porto da Pedra, apresentou, em 2010, o samba-enredo "Com que roupa ....Eu vou? Pro samba que você me convidou", inspirado na música de Noel Rosa. Veja abaixo, as letras.

                              COM QUE ROUPA? De Noel Rosa (1910-1937)

                                                   "Agora vou mudar minha conduta
                                                     Eu vou pra luta
                                                     Pois eu quero me arrumar
                                                      Vou tratar você com força bruta
                                                      Pra poder me reabilitar
                                                       Pois esta vida não está sopa
                                                        E eu pergunto com que roupa?
                                                       
                                                 
                                                         Com que roupa eu vou?
                                                          Ao samba que você me convidou
                                                           Com que roupa eu vou?
                                                            Ao samba que você me convidou"
                                                              (....)
                                            https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwirzMa6g-bKAhWGx5AKHbD_AEMQ3ywIHTAA&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DrETSGoLBjjk&usg=AFQjCNEIcVBJwQDXPpsQGNuoeR87I_ci2w&sig2=4gjYiFpTEGOu8widJabYFA&bvm=bv.113370389,d.Y2I

                                         CAMISA LISTRADA, 
                                          de  José de Assis Valente (1911-1958)

                                           "Vestiu uma camisa listrada e saiu por aí
                                            Em vez de tomar chá com torradas, ele 
                                             bebeu parati.
                                             Levava um canivete no cinto e um 
                                              pandeiro na mão.
                                              E sorria quando o povo dizia: sossega 
                                               leão,sossega leão.

                                                                      Tirou o seu anel de doutor para não 

                                                                       dar o que falar.
                                                 E saiu dizendo eu quero mamar
                                                  Mamãe eu quero mamar, mamãe
                                                   eu quero mamar.

                                                 Levava um canivete no cinto e um
                                                  pandeiro na mão.
                                                  E sorria quando o povo dizia 
                                                   sossega leão, sossega leão
                                                    Levou meu saco de  água quente
                                                    para fazer chupeta.
                                                     E rompeu minha cortina de veludo
                                                      para fazer uma saia.
                                                       Abriu meu guarda-roupa e 
                                                        arrancou minha combinação
                                                      
                                                        E até de cabo de vassoura ele 
                                                         fez um estandarte
                                                          para o seu cordão.

                                                          Agora a batucada já vai 
                                                           começando
                                                            Eu não deixo e não consinto
                                                             O meu querido debochar de 
                                                               mim.
                                                            Porque ele pega as minhas
                                                             coisas. 
                                                            Vai dar no que falar.
                                                             Se fantasia de Antonieta e vai
                                                              dançar no Bola Preta
                                                               até o sol raiar."
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiK6s_tg-bKAhWHF5AKHV7gAEMQ3ywIHTAA&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DlO6cco0fyHM&usg=AFQjCNExjvDIzRkuIWhQk6euq1qIXlBPqA&sig2=UCDQC78IaMKIKRs2nfLbgQ&bvm=bv.113370389,d.Y2I

                                                                   "Com que roupa ... Eu vou? Pro samba que você me convidou". Samba-enredo de Bira, Porkinho e Heitor Costa da escola de samba Porto da Pedra - 2010. 
                                         "Sonhar o figurino do artista
                                          Acreditar nesta conquista,
                                           pra vaidade cultivar
                                          Há muito tempo o homem deu
                                          no couro.
                                          Encontrou esse tesouro,
                                           De roupa resolveu chamar
                                           Mas eis que o objeto do 
                                            desejo
                                           Na magia do lampejo, se
                                            aproximou de Deus
                                            O tempo é uma roda que não pára
                                            Quando a razão se fez mais clara,
                                             a humanidade renasceu
                                            
                                             Eu sei que arte caminhou
                                              modéstia à parte encontrou
                                              Na moda a luz da emoção
                                              Em cada estilo uma expressão

                                              Sou cortesão da minha arte
                                               Eu sou rococó dessa folia
                                                Ao vestir simplicidade,
                                               O novo mundo inicia
                                               Muda o visual em cada estação
                                                Modelo, sonho, nova coleção
                                            
                                                Ao desfilar o carnaval
                                                na passarela da brasilidade
                                                 beleza é fundamental, perdoe-me
                                                  a sinceridade.

                                                  Porto da Pedra eu sou
                                                   Eu sou o amor desta cidade!
                                                    Pro samba que você me convidou
                                                     Eu vou vestir felicidade."                                           


Resultado de imagem para carnaval 2010 imagens da escola de samba Porto da Pedrahttps://youtu.be/h78ycqHO_EE?list=PL4xGdkw5_9AI3xoVrunZVazkx6O0qDLTU

Fotos de passistas da escola de samba Porto da Pedra, em 2010; foto de Assis Valente e Noel Rosa e duas frases, duas reflexões escritas por Noel Rosa, que estou no Colégio São Bento, (RJ). Filho de comerciante e de uma professora, apesar da inteligência notável, não era aplicado nos estudos e nem gostava do mundo acadêmico. 
Já Assis Valente era, na época,  filho bastardo; cursou o liceu  de artes e oficios na Bahia, onde aprendeu a confeccionar dentaduras. Tornou-se protético. Incentivado pelo compositor, cantor e pintor autodidata Heitor dos Prazeres (1898-1966), Assis Valente começou a compor seus primeiros sambas na década de 30 do século XX. Para se sustentar, vendia as canções abaixo do preço para os outros, que figuravam, então, como autores. Consta que se suicidou em função de dívidas.
Resultado de imagem para Noel Rosa fotos


Resultado de imagem para foto assis valente

Resultado de imagem para Noel Rosa fotos
https://www.youtube.com/attribution_link?a=CtIXbLD6TYQ&u=%2Fwatch%3Fv%3DIX41ggikWHI%26feature%3Dshare

https://www.letras.mus.br/noel-rosa-musicas/125759/


"Essa gente hoje em dia que tem a mania da exibição
Não entende que o samba não tem tradução no idioma francês
Tudo aquilo que o malandro pronuncia
Com voz macia é brasileiro, já passou de português."
Noel Rosa
Resultado de imagem para Noel Rosa fotos
O costume é a força que fala mais forte do que a natureza,
E nos faz dar provas de fraqueza..."Noel Rosa
Resultado de imagem para Assis Valente imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário