sexta-feira, 30 de setembro de 2016

BELEZA NEGRA

Resultado de imagem para veluma



Resultado de imagem para beleza negra imagens
Resultado de imagem para veluma

          Cabelo crespo,cabelo pixaim, cabelo ruim: preconceito que, infelizmente ainda vigora. A estética branca é dominante, determinante para o padrão de beleza nacional. O racismo tem efeito perverso sobre os afrodescendentes que são a maioria da população brasileira. 
   
   
        O Brasil, último país a libertar os seus escravos negros, criou, em 2012, durante o governo de Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente do Brasil, cotas para negros em universidades.  A validade de reserva de cotas para estudantes negros no Brasil foi votada, em 2012 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu, por unanimidade, que as cotas são constitucionais, por um tempo determinado.Ao gerar as cotas, o governo do PT teve como principal objetivo acelerar o processo de  inclusão social, em função de uma realidade perversa que dificulta a mobilidade social e as oportunidades educacionais para aqueles que representam a maioria da nossa população. As cotas provocaram um 'mexe-mexe' social e descontentamento entre a minoria branca.
            Em maio de 2015, a professora Amanda Braga, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou o livro "História da beleza negra no Brasil" (editora Edufscar), onde ela conta "a história da beleza castigada pela escravidão até chegar à pluralidade atual". Amanda, em seu livro, utiliza fragmentos de jornais, revistas, imagens, textos, peças publicitárias para interpretar as imposições sobre o corpo negro, "castigado pelo racismo, pelos preconceitos". O livro reflete também aspectos da história da construção da identidade cultural brasileira. 
       No Brasil, segundo dados do IBGE de 2014, 54% da população se autodeclara negra ou parda. Os que se autodeclaram brancos são 46% da população. Só que muitos destes brancos convivem ou conviveram com babás e empregadas negras ou pardas.   Ainda é comum se ver, por exemplo, nas ruas da zona sul do Rio de Janeiro, babás negras ou pardas passeando, levando ou buscando nas creches e escolas as crianças brancas que ficam sob sua responsabilidade, enquanto os pais trabalham. O afetivo, o emocional,  de muitas crianças brasileiros foi e ainda é construído junto a babás negras ou pardas. Mesmo assim, o Brasil é racista. 
    Produtos de beleza para cabelos das negras, assim como maquiagem, cosméticos, foram criados pode-se dizer, recentemente. Os empresários que se dedicaram a criar e/ou comercializar produtos para as negras e para os negros tiveram e têm grandes lucros. Pois o surgimento e/ou a comercialização destes produtos atendeu a um público-consumidor que era, por questões racistas, ignorado pela indústria de cosméticos e de beleza. Durma-se com um barulho destes!! E O Brasil que parecia que caminhava para ser cada vez maior, cada vez mais diverso, de repente, apequenou-se, mais uma vez. Até quando???
     
       Dedico este artigo a Veluma, a primeira modelo negra brasileira. Dedico também a Leda, que criou todos os meus irmãos e também me criou. Postei abaixo fotos em que eu, bebê e criança, estou com Leda. Junto há uma foto onde estão minha bisavó Rachel, meu tio-avô Ireneo e o padre João Coutinho que intermediou a ida de Leda para a casa dos meus pais. E, por último, dedico à Joana, a Nanã, que trabalhou na casa da minha avó Marieta e foi babá do meu pai e do meu tio.Dela eu herdei uma belíssima colcha de fuxico, que guardo comigo, com todo carinho. 
        A capa do livro " Historia da beleza negra no Brasil - discursos, corpos e práticas" de Amanda Braga, também se encontra escaneada e postada, assim como algumas fotos de belas mulheres, menina e garotas negras, com seus  cabelos não alisados. 
      


"Tem quem goste do assunto, tem quem ache brega (muitos). Mas essa noite aconteceu um fato histórico num país tão miscigenado: pela segunda vez em 63 anos, uma negra foi eleita Miss Brasil. Raissa Santana, Miss Paraná" Postado dia 02 de outubro de 2016 por Alexandre Costa e Silva no facebook." Abaixo a Miss Brasil - 2016 eleita em 01 de outubro de 2016

Lei 10639: torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas.
http://ocupapreto.blogspot.com/2016/10/a-nossa-miss-brasil-e-preta.html

Resultado de imagem para beleza negra imagens
https://www.facebook.com/Lula/videos/1095056673896665/" (...) a primeira coisa que foi criada foi um instituto de beleza (...)Para mim pode ser banal. Mas para aquelas pessoas era a coisa mais importante (...)", afirma o ex-presidente Lula no video - link acima.
Por que a industria da moda nacional não olha atentamente as necessidades, vamos dizer, dos "não" ricos, que são a maioria da população brasileira?Resultado de imagem para beleza negra imagens
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1204671869555751&set=a.180548788634736.35831.100000388489914&type=3

https://www.facebook.com/FrasesindiretasOficial.com.br/photos/a.600135716739538.1073741828.600120050074438/1126416140778157/?type=3
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=587069168162991&set=a.107122086157704.1073741825.100005797388326&type=3
https://www.facebook.com/fernandoholiday.mbl/?hc_ref=NEWSFEED
Resultado de imagem para beleza negra imagens

https://youtu.be/yyCR7sy8pkQ
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScIUkSvYO72em22nl2jVcDPXeI60CZSyMP-BiX2vKBpUO5Wzg/viewform?c=0&w=1
https://youtu.be/02049cjDnXA
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1778982869041457&set=a.1407977016142046.1073741829.100007892828342&type=3
Resultado de imagem para beleza negra imagens
Negro ou Preto?

spoiler: Nabby Clifford diz que é preto.
h! Ouve essas fonte murmurantes
Onde eu mato minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah! Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil, brasileiro
Terra de samba e pandeiro

Brasil, pra mim, Brasil,
Brasil, pra mim

Nega do cabelo duro
Qual é o pente que te penteia
Qual é o pente que te penteia
Qual é o pente que te penteia, ô nega

Teu cabelo está a moda
E o teu corpo bamboleia
Minha nega, meu amor
Qual é o pente que te penteia, ô nega

Brasil, pra mim, Brasil, pra mim
Brasil.  (na voz de Elis Regina)


Nega do Cabelo Duro
Zizi Possi
  
exibições
1.835

Nega do cabelo duro
Qual é o pente que te penteia ?
Qual é o pente que te penteia ?
Qual é o pente que te penteia ?

Quando tu entras na roda
O teu corpo serpenteia
Quando tu entra na roda
Tem um "q" que me tonteia

Nega do cabelo duro
Qual é o pente que te penteia ?
Qual é o pente que te penteia ?
Qual é o pente que te penteia ?

Ondulado e permanente
teu cabelo é de sereia
Misampli a ferro e fogo
Não desmancha nem na areia

Nega do cabelo duro
Qual é o pente que te penteia ?
Qual é o pente que te penteia ?
Qual é o pente que te penteia ?
Add a playlist
Tamanho
A
A
Cifra
Imprimir
Corrigir



Resultado de imagem para a historia da beleza negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário