quinta-feira, 31 de agosto de 2017

DRUMMOND E A MODA, EM POESIA

Resultado de imagem para Carlos Drummond de Andrade, fotos ou imagem

                                                                                        EU, ETIQUETA

                  "Em minha calça está grudado um 
                                                   nome que não é meu de batismo ou
                de cartório, um nome estranho ...
                                                    Meu blusão traz lembrete de 
                bebida que jamais pus na boca,
                                                    nesta vida.
                                           
                                                  

                        Em minha camiseta, a marca de 
                                                 cigarro que não fumo, até hoje não
                            fumei.
                                                   Minhas meias falam de produto
                 que nunca experimentei mas
                                                   são comunicados a meus pés.
              Meu tênis é proclama colorido
                                                     de alguma coisa não provada 
            por este provador de longa idade.
                                                    Meu lenço, meu relógio,
           meu chaveiro, minha gravata,
                                                    e cinto e escova e pente,
           meu copo,minha xícara,
                                                    minha gravata e cinto e escova e 
           pente, meu copo, minha xícara,
                                                    minha toalha de banho e sabonete,
           meu isso, meu aquilo,
                                                    desde a cabeça ao bico dos sapatos,
             são mensagens,
                                                     letras falantes,
               gritos visuais,
                                                    ordens de uso, abuso, reincidências
               costume, hábito, premência,
                                                     indispensabilidade,
                e fazem de mim homem-anúncio
                                                      itinerante,
               escravo da matéria anunciada.
                                                      Estou, estou na moda.
                É doce estar na moda, ainda que
                                                       a moda seja negar a minha
                   identidade,
                                                       trocá-la por mil, açambarcando
                  todas as marcas registradas,
                                                        todos os logotipos do mercado.
                   Com que inocência demito-me 
                                                         de ser eu que antes era e me
                     sabia
                                                         tão diverso de outros, 
                     tão mim-mesmo,
                                                         ser pensante, sentinte e
                     solidário com os outros
                                                        seres diversos e conscientes
                      de sua humana, 
                                                        invencível condição.
                       Agora sou anúncio,
                                                         ora vulgar ora bizarro,
                      em língua nacional ou em
                                                          qualquer língua
                     (qualquer principalmente).
                                                           E nisto me comprazo, 
                        tiro glória
                                                            de minha anulação.
                        Não sou - vê lá 
                                                            - anúncio contratado.
                        Eu é que mimosamente
                                                             pago para anunciar,
                        para vender em bares,
                                                            festas, praias, pérgulas
                        piscinas
                                                           e bem à vista exibo
                        esta etiqueta global
                                                           no corpo que desiste de ser
                                                           
veste e sandália de uma 
                                                            essência tão viva,
                                                             independente,
    que moda ou suborno algum
                                                            a compromete.
       Onde terei jogado fora 
                                                            meu gosto e capacidade
                                                            de escolher,
          minhas idiossincrasias
                                                            tão pessoais,
          tão minhas que no rosto
                                                            se espelhavam, e cada gesto,
           cada olhar, 
                                                            cada vinco da roupa
          resumia uma estética?
                                                           Hoje sou costurado, sou tecido
         sou gravado de forma
                                                            universal,
         saio da estamparia,
                                                            não de casa,
        da vitrina me tiram,
                                                            recolocam,
        objeto pulsante 
                                                           mas objeto
        que se oferece
                                                       como signo de outros
        objetos estáticos, tarifados.
                                                        Por me ostentar assim, 
         tão orgulhoso
                                                       de ser não eu, mas artigo
         industrial,
                                                         peço que meu nome
         retifiquem.
                                                      Já não me convém 
        o título de homem.
                                                      Meu nome novo é coisa.
       Eu sou a coisa,
                                                       coisamente."

Carlos Drummond de Andrade, extraído do livro "Corpo", Record, 1984.



Resultado de imagem para Carlos Drummond de Andrade, fotos ou imagem


Resultado de imagem para Carlos Drummond de Andrade, fotos ou imagem


Resultado de imagem para Carlos Drummond de Andrade, fotos ou imagem

Resultado de imagem para Carlos Drummond de Andrade, fotos ou imagem




Nenhum comentário:

Postar um comentário