domingo, 10 de junho de 2018

UM VÍNCULO IMORTAL











        Gisele Faganello, artista plástica, entrou em contato comigo via o blog vistasecomovocee.com.br e me enviou fotos do seu tio, o imortal estilista Gregório Faganello. Junto com as fotos veio um pedido:  para eu escrever, algumas poucas linhas, sobre a sua relação espiritual com o Gregório, seu amado tio.
   
    
        Ao ler o e-mail da artista plástica Gisele Faganello, me veio na cabeça um texto de Paul Auster, publicado em "Prosa e verso", um suplemento (já extinto) do jornal O Globo, edição de 13 de setembro de 1997.
       Aqui reproduzo as palavras do escritor estadunidense Paul Auster: "O dinheiro domina o mundo, especialmente a América. Ainda parece ser a única coisa com que as pessoas realmente se preocupam, o que é muito desagradável.
         Toda semana os jornais norte-americanos publicam "os dez filmes que mais lucraram no mercado - esse é o padrão pelo qual o cinema é julgado. Ninguém publica a lista dos dez melhores filmes em termos artísticos. O mesmo se vê na lista dos livros mais vendidos.
         Se uma pintura de Van Gogh é vendida por milhões de dólares, isso é notícia.(...)"
        Faço aqui minhas as palavras de Paul Auster e agradeço muito à Gisele por ter entrado em contato comigo para falar sobre as emoções, os sentimentos que seu genial tio Gregório Faganello continua despertando nela, Gisele, agora uma artista plástica reconhecida mundialmente.
          O talento move o mundo, a força de vontade idem, o  trabalho idem, a criatividade idem. 
        E a moda nacional, sobretudo a moda carioca que anda tão "caidinha", não pode se esquecer jamais da sua história, onde há nomes imortais como o de Gregório  Faganello. Abaixo, reproduzo, parte de um dos e-mails que Gisele me enviou:
          
    "Oi Ruth... primeiro... agradecida pelo retorno  co contato....
Meu tio foi sempre muito especial para mim.... inclusive irei te enviar umas fotos dos alguns momentos nossos... ele me chamava para apresentar suas roupas (desfilar para os compradores)  em seu stand na FENIT... e na Fashion Rio.... etc... à época eu estava morena como vc poderá acompanhar nas fotos ( tenho algumas)... mas estive ao lado das manequins famosas dele... Sylvia Pfifer.
acompanhei tb gravações da Cristina Franco para a Tv Globo.... etc etc....
algumas fotos são da loja em Ipanema quando o Ayrton Sena foi gravar um comercial na loja....
qdo ele ficou doente... larguei tudo pois moro no interior de são Paulo para o fortalecer... na fé... sou espirita....
acabei trazendo ele para nossa casa em Catanduva... onde ele recebeu muito conforto espiritual... hj tenho meu coração em paz em relação a ele pela dedicação que lhe pude oferecer na hora em que mais precisou... fiz isso com papai tb que já faleceu faz 3 anos....
Meu tio Gregório era... o pra frente da família com valores “antiquados” da época rsrsrsrs... ele comprava briga com nossos pais por nós...rsrsrsr   eita época boa....
Admirava a estrutura dele... estava sempre na fábrica e via como ele tratava com carinho suas costureira e empregados... alias nas 2 fabricas... a do Rio e a de Piracicaba que quem tomava conta era minha tia Vera... irmã dele....
Isso são algumas considerações sobre ele...."
Instagram: giselefaganello.art        
































Abaixo, informações que Gisele Faganello me enviou sobre o seu trabalho artístico:

Arte de Gisele Faganello

"Versatilidade sem limites assim podemos definir a arte de Gisele Faganello. Autodidata, cursou em 1999 umas aulas para aprender a usar os materiais empregados nas telas e painéis. A partir daí vem criando um trabalho artístico bastante heterogêneo produzindo telas, painéis, esculturas, etc. Seus trabalhos já foram destacados em variadas mostras de decoração."



"NO ANO DO CENTENÁRIO DE CATANDUVA, ARTISTA PLÁSTICA GISELE FAGANELLO EXPÕE A OBRA “CATANDUVA”, DENTRE OUTRAS, EM EXPOSIÇÃO NAS PRINCIPAIS MOSTRAS DE ARTES DO MUNDO!
Catanduva ganhou o mundo! E graças ao talento da artista plástica e multimídia Gisele Faganello.
Me emocionei demais hoje pela manhã quando esta grande artista e amiga de longa data, me liga, com a voz embargada da mais pura emoção, e diz: “minha marchand mandou o catalogo da primeira exposição que acontece sábado,
na cidade do Porto em Portugal, com coquetel e vernissage, e as duas primeira obras escolhidas foram uma que batizei de CATANDUVA, buscando levar o nome de nossa cidade ao mundo todo no ano de seu centenário e a outra que chamei de AMADA LANA, em homenagem a minha falecida irmã Gislaine, que tinha o apelido de Lana”...
Precisa dizer mais??? Nada é por acaso. Gisele Faganello conheceu tantos lugares, brilhou nos eventos sociais, foi apresentadora, mas a artista falou mais alto. Tinha de ser assim.
E que assim seja, graças à Deus.
Engenheira elétrica formada, colunista social mais do que consagrada em todo o interior do Estado, guia turística que percorreu o mundo todo levando seu saber e seu conhecimento, agora dedica-se full time ao seu talento nato em artes plásticas.
Gisele Faganello celebra o centenário de sua cidade com exposições internacionais. De 19 a 22 de abril (2018) expôs suas obras em Nova York, na maior feira de artes plásticas do mundo, a ARTEXPO NEW YORK e segue roteiro que inclui Portugal (de 5 a 27 de maio (2018), na cidade do Porto na Porto Art Gallery; de 12 a 30 de maio, na Galeria Rosa Pereira, em Algarve; e de 19 de maio a 19 de junho, 2018, 
na Galiart Espaço Artístico em Lisboa. Ainda no mês de maio, de 15 a 27, suas obras estarão na Áustria, no Vienna workshop Gallery, em Vienna).
Segundo a artista, a palavra que dá nome ao convite que recebeu para participar destas exposições internacionais é “Gratidão” por ter seu trabalho reconhecido, principalmente por uma marchand de renome internacional como Maria dos Anjos Oliveira, portuguesa radicada no Brasil e há mais de 40 anos um dos ícones do universo das artes plásticas. “Assim que conheceu o meu trabalho, me elogiou bastante e isso reflete bem a técnica que apresento em minhas criações", conta Gisele.

Um magnífico poema de Florbela Espanca diz: “Não se pode alcançar os astros quem leva vida de rastros, quem se contenta em ser a poeira do chão”. Gisele Faganello alcança os astros porque nunca se contentou em ser poeira do chão. Levou ao mundo sua arte usando apenas seu amor a esta cidade. Conseguiu colocar Catanduva no centro do mundo. Está em pleno desabrochar artístico. Aquele momento lindo em que a artista e seu público se encontram.
É a hora da estrela!" (texto escrito pelo jornalista Antonio Jayme, no facebook)


"Oi Ruth... li o que escreveu sobre meu tio... a quem amei e amo de paixão pois para mim a vida continua do outro lado da vida... sou artista plastica."(texto que Gisele Faganello me enviou) Obrigada pela confiança e pelo carinho, Gisele.

Um comentário:

  1. Talentoso!!!

    Já lá se vão os anos '80...
    Uma moda efervescente feito a Coca Cola!

    Parabéns, Ruth!

    ResponderExcluir