quinta-feira, 24 de abril de 2014

O TRAJE FAZ O HOMEM?



A revista (norte-americana) Forbes,num experimento, para 'averiguar' como o "mundo é injusto",contratou um ator pra simular que estava passando mal.A "pegadinha" é que ele 'interpretaria a cena' duas vezes:uma, vestido como um empresario,todo de terno e gravata,muito estiloso; a segunda com roupas de um "cidadão genérico",conforme a imagem abaixo.O experimento aconteceu em Praga,capital da República Tcheca,lugar em que teoricamente,assim como em qualquer democracia,todo cidadão é igual perante a lei,o que implica que roupa não seria critério pra avaliar o "valor" de uma pessoa.

Como era de se esperar,provou-se que o traje faz o homem.O terno fez o ator ser "ajudado" prontamente, em 15 segundos  por um grupo de pessoas.Enquanto que as vestimentas dele na imagem abaixo fizeram ele esperar 8 minutos por um tímido socorro. As pessoas ainda se inocentaram alegando que,como ninguém foi ajudar,supuseram que não cabia a elas intervir e que  esperaram que uma outra pessoa faria isso por elas.Até um policial hesitou em socorre-lo. Como é bom ser julgado pela aparência ...!! Como é bom ser julgado como um pobre, pobre coitado ...!!!

Depois as pessoas afirmam que são totalmente livres do coletivo, e que são totalmente autônomos.O importante é realizarmos uma reflexão sobre como podemos nos vestir respeitando a nossa personalidade, o nosso tipo físico e ao mesmo tempo conciliando com a coletividade.Não há uma oposição entre o individuo e o coletivo,mas sim uma complementaridade.




Imagem retirada do link abaixo,respeitando os direitos autorais.

OBS:A Forbes,pra quem não sabe,é aquela revista que destaca as benesses do capitalismo,sempre exaltando os bilionarios e milionarios como prova do vigor do sistema.A associação status e riqueza com vestimentas é de certa forma apoiada por eles.





Nenhum comentário:

Postar um comentário