terça-feira, 16 de junho de 2015

O "BOOK'" ROSA DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO. SERÁ QUE AINDA EXISTE?



      Na minisérie "Verdades Secretas", escrita por Walcyr Carrasco, TV Globo, chamou a atenção de milhares de telespectadores o tal do  book rosa que vem a ser as modelos que "fazem programa" com os empresários bem sucedidos da industria da moda. Polêmicas gerou nas redes sociais o tal book.  Mas hora nenhuma o Walcyr se refere ao book rosa das empresas de comunicação. 
    

     Ou seja, Walcyr Carrasco nada diz sobre os anunciantes que ganham espaços nos editoriais nacionais. Na Bloch Editores havia, mensalmente uma listagem (enorme, aliás) de anunciantes. E a editoria de moda era obrigada a gerar editoriais com as roupas dos anunciantes, fossem bonitas ou  feias. E aí é que residia o talento dos produtores de moda: faziam muitas vezes verdadeiros milagres ao terem que adaptar roupas de anunciantes  à pauta da moda. Havia matérias que eram produzidas apenas com roupas de anunciantes. Ou seja, eles compravam espaço publicitário e ganhavam espaço editorial.  Já abordei o assunto em diversas aulas que ministrei sobre produção de moda/stylist
     Pois nem só de teoria se vive. É necessário saber que nem todo editorial é informativo. Há editoriais comprometidos com os anunciantes. 
     No Rio de Janeiro  (após a falência da Bloch Editores), não há revistas femininas  que sejam produzidas e editadas totalmente pelos (as) cariocas.   




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Abaixo,  amostra de uma das seis páginas do book rosa dos anunciantes da Revista Desfile e Desfile Coleções de novembro de 1988. 

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