segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ESTÉTICA E VIOLÊNCIA




" As grades dos condomínios são para trazer proteção, mas também trazem dúvidas se é você que está nesta prisão" O Rappa



      "A reflexão sobre o que a mídia fala a respeito do Rio de Janeiro, nos dá duas vontades ambíguas: conhecer perdidamente ou correr desesperadamente.
          Ao se passear pela cidade do Rio de Janeiro se vê grades por todos os lados. Uma cidade tão linda , tão admirada pelas suas belezas naturais, mas que necessita ter seus moradores em regime de semiconfinamento.
             Uma sociedade excludente gera violência mesmo em seus ambientes fechados/selecionados.  
          As pessoas tendem a se fechar dentro de um grupo restrito ou dentro delas mesmas. Podem ter poder aquisitivo mas são "prisioneiros" da violência.  Quem usar um tênis de marca ou um relógio de marca ou um celular da última geração em um espaço público pode ser assaltado e corre, até, risco de vida. Há quem utilize carros blindados e/ou carros com insulfilme: carros pretos com insulfilme mais parecem carros fúnebres ...
           O Rio de Janeiro, cidade linda, permeada de medos e conflitos.... As grades que estão em tudo que é lugar, inclusive nas praças públicas, servem para nos dar uma falsa sensação de segurança."
  
 Texto da minha ex-aluna Ilce da Costa Ramos.





              
              



Dois ônibus bateram na Rua Visconde de Albuquerque, na altura da Rua Rainha Guilhermina, no Leblon, na manhã deste sábado (15). (Foto: Manuela Mattos/ TV Globo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário