terça-feira, 14 de outubro de 2014

PENSAMENTOS/REFLEXÕES DE ZUZU E CHANEL









     Certo dia, para colaborar com uma ex-aluna de pós-graduação da Universidade Estácio de Sá (curso coordenado pela professora Regina Moura) onde ministrei aulas de história da moda no Brasil, realizei uma pequena pesquisa  em busca de frases da Zuzu Angel e frases de Coco Chanel. O objetivo foi mostrar que as duas estilistas (uma brasileira, outra francesa) tinham em comum uma preocupação com as mulheres, com a suas realidades, suas necessidades. Achei esta pesquisa ontem em meus arquivos. Leiam abaixo, por favor. 



     FRASES DE ZUZU ANGEL: Retiradas de reportagens  escritas sobre ela, do roteiro escrito por Durán, dos livros escritos sobre ela,  e também do texto de exposições realizadas em homenagem a ela, Zuzu

"Não existem regras de elegância e nem de coisa nenhuma"

"Libertei-me da inquietação de não saber quem sou e de saber até onde posso chegar. Agora, conheço melhor as pessoas e reconheço também minha força."

"Desde criança eu inventava, costurava uma tira de pano nas minhas sandálias e nas das minhas amigas , botava lantejoulas nso vestidos, improvisava chapéus e ia me divertindo."

"Enquanto os costureiros brasileiros se limitarem a fazer fofocas e a brigar uns com os outros, prejudicando a união de classe e o seu fortalecimento , continuará a infiltração de etiquetas estrangeiras no mercado brasileiro"

"Nada de botões e fivelas para atrapalhar na hora de sair. Minha roupa é tão rica como criação, como pesquisa, como trabalho visual. Mas a minha roupa é simples. Destina-se à mulher que trabalha e batalha no dia-a-dia."

"Começo a me sentir uma costureira intelectual. Começo a me relacionar com artistas, autores, jornalistas, tudo aquilo que chamam de intelectual. Às voltas com papéis, lendo nas entrelinhas dos jornais para ver se entendo esse pesadelo que é morrer em um país em que nada se informa, nada se sabe, nada pode ser permitido.  E a imprensa é manipulada, dominada ...!"

"Ser livre, entre outras coisas, é quebrar todas as regras de vestir convencional e permitir à mulher mostrar em toda a sua plenitude o quanto pode ser sexy e atraente."

"Minha preocupação é vestir as mulheres sem tirar delas a liberdade, a graça, as curvas. Não gosto de forçar a barra da anatomia."

Aqui, frase retirada, da página 85,do livro "Vista-se como você é" de minha autoria (editora L&PM, Porto Alegre, RS e que no momento se encontra esgotado) : "Que mais mulheres, empresárias da área de moda e consumidoras tenham com seus próprios corpos, o respeito e a intimidade que Zuzu tinha com o seu e, consequentemente, pelo de suas clientes."

     Agora, o outro lado da moeda. Ou será o mesmo lado? 
     FRASES DE COCO CHANEL: retiradas de livros, inclusive das biografias escritas sobre ela e também do roteiro de um filme-biografia sobre Chanel, é claro.

"Eu sou a minha primeira e única modelo."

"A elegância não depende só da roupa, mas da mulher que a usa, assim como da sua postura e do seu jeito de andar. Mas isso se aprende. Não se esqueçam que sou filha de um camponês ..."

"Se uma moda não chega  às ruas, não é uma moda."

"Roupas velhas são como velhos amigos; nós o conservamos. Eu conserto, acrescento um toque de azul ou de vermelho. Gosto de roupas como gosto de livros, para pegar, para mexer nelas."

"A elegância não está em vestir uma roupa nova. Uma pessoa é elegante porque é. O vestido novo não tem nada a ver com isto."

"Elegância não é viver trocando de roupa"


Ao criar e popularizar a bijuteria, na época mais conhecida como falsa jóia, Chanel afirmou: "O que conta não são os quilates e sim o efeito."

Ao ser pedida em casamento pelo Duque de Westminster,da coroa inglesa, Chanel respondeu-lhe com uma frase que ficou célebre: "Duquesas há muitas. Chanel só há uma ..."


Para finalizar, uma frase do imortal (e muito querido e admirado) paisagista brasileiro Burle Marx, que também pintava tecidos. Ele afirmou, pouco antes de falecer: "Me identifico com a moda pelo seu caminho de renovação porque detesto fórmulas e indiferenças."



  






2 comentários:

  1. Estou fazendo meu trabalho de conclusão e achei uma frase da Zuzu Angel no seu blogue que gostaria de inserir na monografia. A frase é \"minha preocupação é vestir as mulheres sem tirar delas a liberdade, a graça, as curvas\". Você sabe me dizer a fonte original de onde você encontrou essa frase?

    ResponderExcluir