segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

PROCESSOS DE CRIAÇÃO - REFLEXÕES

Como funciona o processo de criação de produtos da IDEO

Analisar as informações - observar  o que desperta atenção do olho.

Lembre-se: tudo pode ser transformado pela imaginação.

Se sentir o desejo de uma cor, procure-a, onde estiver.

O processo de criação é angustiante porque você não sabe o resultado.

Aliás, angustia é no processo final da criação. No inicío há ansiedade.

Organizar algo que não existe, algo viável, algo agradável. Algumas vezes o tempo de execução é curto.

Criação é energia, um trabalho sobre a vontade. É uma maneira de se expressar.

Cada pessoa tem o seu ritmo de criação. Não há regras.

É preciso esperar a hora. Há momentos em que podem ser feitas coisas extraordinárias.

O que é moda? A meu ver a definição mais simples é que a moda é o reflexo da época em que ela é usada.

A moda consumida na rua é uma linguagem direta e natural. 

Vestuário: o passado e o presente da arquitetura definem o seu espírito.

Vestuário: a procura do conforto e qualidade; luxo é ter qualidade e conforto. Não existe nada mais luxuoso do que a sensação de bem estar físico. 

A elegância é uma decorrência do conforto, de sentir-se bem com a roupa.

Conceito contemporâneo: é preciso fazer roupas com espirito prático e livre de excessos estilísticos. 


     
     E a imagem, segundo o americano Arthur Goldhammer, do Centro de Estudos Europeus da Universidade e Havard, "ao contrário da palavra escrita, atravessa fronteiras linguísticas como se elas não existissem" (trecho retirado do texto "Não somos todos Charlie", de Dorrit Harazim, jornal O Globo, edição de 11 de janeiro 2015). 
     Bem, a imagem é muito importante, faz parte de qualquer processo de criação. A imagem faz parte de todo processo de edição de  moda, sobretudo numa  revista feminina. Há inúmeras revistas femininas à venda nas bancas de jornais; há inúmeros blogs e sites de moda, onde o destaque é a imagem, o que inclui o look (visual) do dia. E mesmo assim, pasmem, até hoje , não existem  aulas específicas, uma cadeira sobre jornalismo feminino nas faculdades de comunicação. Por que será?
     A igreja católica, sempre utilizou as imagens (imagens de santos, vitrais, imagens impressas em orações) para difundir o catolicismo. 
     A imagem fala para todos, independente de serem alfabetizados ou não, pois como bem disse o professor americano Godhammer, "a imagem atravessa fronteiras linguisticas". Vale refletir sobre a importância da imagem na industria da moda nacional e internacional. E sobre a importância da imagem na comunicação.

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