segunda-feira, 14 de julho de 2014

LINHA E AGULHA, A HISTÓRIA DE PONTO EM PONTO



Quadro "A liberdade guiando o povo" de Ferdinand Victor Eugene Delacroix - Os seios de fora  traduzem  a liberdade estética da mulher trabalhadora que não podia espremer suas formas nos espartilhos, como fazia a nobre que vivia no ócio.




  Sans-Culottes eram o homens que não usavam os "calções curtos" da nobreza; eram os homens que andavam sempre a pé, pois não possuíam carruagens. Eles são os vencedores da Queda da Bastilha, marco histórico que lhes deu proeminência e direitos políticos. Conta-se que os sans-cullotes usavam calças compridas que acabaram se tornando o traje oficial do homem burguês após a revolução francesa.
     1789 - ano da revolução francesa, que influenciou aqui, no Brasil, a Inconfidência Mineira.

     "(...) Não esqueça dizer que, em 1888, uma questão grave e gravíssima os fez concordar também por diversas razão. A data explica o fato: foi a emancipação dos escravos." Trecho do romance " Isaú e Jacó" de Machado de Assis, onde dois irmãos, Paulo e Pedro, enxergam (de maneira diferente) fatos históricos do Brasil, a abolição dos escravos em 1888 e  também a proclamação da república que ocorreu, ao contrário da revolução francesa,  sem qualquer derramamento de sangue e sem qualquer participação popular.

     Amanhã contarei um pouco da Inconfidência através da linha e da agulha.

     Uma coisa é certa: a agulha e a linha são as maneiras mais seguras para se enlaçar o mundo, a cultura, a arte e até a realidade de uma época.
    Linha e agulha, de ponto em ponto, uma época vai traduzindo suas características estéticas; de ponto em ponto, o "homo sapiens" vai traçando seu destino.








Nenhum comentário:

Postar um comentário