quarta-feira, 2 de julho de 2014

BRÁS CUBAS DE MACHADO DE ASSIS




Brás Cubas de Machado de Assis, página 603 - Obras completas, Volume número 1 - Editora Nova Aguilar.

"(...) Realmente não sei como lhes diga que não me senti mal, ao pé da moça, trajando garridamente um vestido fino, um vestido que me dava cócegas de tartufo. Ao contemplá-lo, cobrindo casta e redondamente o joelho, foi que eu fiz uma descoberta subtil, a saber, que natureza previu a vestidura humana, condição necessária ao desenvolvimento da nossa espécie. A nudez habitual, dada a multiplicação das obras e dos cuidados do indivíduo, tenderia a embotar os sentidos e a retardar os sexos, ao passo que o vestuário, negaceando a natureza, aguça e atrai as vontades, ativa-as, reprodu-las e, consequentemente faz andar a civilização. Abençoado uso que nos deu Otelo e os paquetes transatlânticos! "
(o grifo é meu, para destacar a reflexão de Machado de Assis sobre o vestuário)


Quem foi Machado de Assis?
     Joaquim Maria Machado de Assis (nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e faleceu em 29 de setembro de 1908) é considerado o maior nome da literatura nacional. Nascido no Morro do Livramento, era de família pobre e mal frequentou escolas públicas e nunca frequentou uma universidade.
     Machado de Assis testemunhou a mudança política do país quando a república substituiu o império e foi um grande comentador e relator dos eventos políticos-sociais da sua época.

Informação - pequena biografia de Machado de Assis - retirada do Google. 
Antes, era Deus, depois veio a ciência; agora quem sabe tudo é o Google - que dá  resposta para (quase) tudo!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário