sábado, 19 de julho de 2014

TIRADENTES E A HISTÓRIA DA MODA NO BRASIL II



     Inspirado na revolução norte-americana de 1776 e na revolução francesa de 1789, o nosso Tiradentes e os demais "inconfidentes" sonharam em conquistar a nossa república com uma revolução, com derramamento de sangue, com uma luta por ideais. 
 
   
     E entre esses ideais havia, para Tiradentes, a forte crença que se deveria estimular o desenvolvimento da nossa incipiente indústria têxtil que cedo havia sido condenada por decreto de D. Maria, que entrou para a história como "A louca". Por determinação dela, a nossa indústria têxtil havia sido toda quebrada, arrebentada. Aqui só era permitido fabricar panos baratos, como a nossa chita, que eram utilizados para "cobrir" os corpos dos escravos. A nobreza e a burguesia deveriam vestir-se apenas utilizando tecidos, moldes e modelos que vinham da Europa, mas precisamente de Portugal e França. Os sapatos também tinham que ser importados;eram de uso limitado (restrito aos nobres e à burguesia) , já que os escravos só podiam andar descalços.

( Continuarei daqui a dois dias, com certeza. O blog aceita colaborações, críticas, questionamentos, etc). Obrigada pela atenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário