terça-feira, 29 de julho de 2014

O QUE É ARTE?








Como atualmente tudo virou mercadoria, inclusive nós,  seres humanos, nada como lembrar o que é arte, capaz de nos transformar e de transformar a própria realidade. 


"A arte é cada vez mais necessária, ainda mais no mundo massificado e massacrante em que vivemos hoje, onde pouco espaço resta ao ser para respirar. Não houvesse arte, não suportaríamos. O excesso de materialismo, intolerância, violência, a 'infraternidade' é o oposto da arte. Arte é exatamente o contrário: une, melhora, quem faz e quem absorve, melhora os seres e aprimora o mundo"
Olga Savary - escritora , jornalista e tradutora.

Enxergar a arte como "um duro exercício" é um dado importantíssimo, pois como diz a sabedoria popular, "criar é 90% de transpiração e 10% de talento. Ou seja, nada de pensar que um artista, um criador já nasce pronto. Sem dúvida, o dom e o talento de "mexer" com a sensibilidade humana é uma coisa que a pessoa tem e que ninguém sabe explicar. Mas esse talento necessita ser 'burilado', o artista precisa encontrar uma linguagem que expresse seu dom, sua sensibilidade, e isso exige um longo trabalho.

Todo artista, todo criador necessita pesquisar muitas formas. Pois criar é formar. Criar é dar uma forma a algo novo. Leia-se como novo aqui, novas propostas, novas coerências estabelecidas pela mente humana; fenômenos vistos ou relacionados de uma maneira inédita ou diferente. Então, a capacidade de criar inclui a de relacionar, ordenar, configurar e significar. Trocando em miúdos, o o ser humano sempre foi um ser formador, um ser com conteúdo, capaz de relacionar os eventos, fatos ou fenômenos ocorridos em volta dele. Só que ao artista, ao criador cabe configurar os fatos dando a sua "versão, a sua interpretação, o seu jeito de ver/enxergar o fato. Ele dá significado aos estímulos que recebe diariamente. E esses estímulos podem estar relacionados a fatos corriqueiros como, por exemplo, o jeito como as pessoas andam, as casas, as cores,sons, cheiros.


(Caso haja interesse, posso postar mais informações sobre a arte de criar daqui a dois dias, colocando pequenos textos)




Nenhum comentário:

Postar um comentário