domingo, 18 de maio de 2014

MODA E FUTEBOL



     (...) Os caminhos da moda no Brasil me fazem lembrar os caminhos do futebol em nossa terra. Reportagem publicada na revista Veja de 07/01/98, conta um pouco da trajetória do futebol brasileiro:
    " Criado na Inglaterra em 1863,o futebol desembarcou no Brasil 31 anos depois, na forma de um bola trazida debaixo do braço pelo estudante paulista Charles Miller. Chegou elitista, racista e excludente. Quando se organizaram os primeiros campeonatos, lá pelo começo do século, era esporte de branco, rico, praticado em clubes fechados ou colégios seletos."
    

 Durante um bom tempo, para falar de futebol só se usavam termos técnicos em inglês, e o estilo brasileiro de jogar só surgiu quando os excluídos do jogo - leia-se os negros e pobres - começaram a praticar o esporte até então restrito à elite. O Corinthians, primeiro clube fora do circulo restrito "clube-fechado", "colégio-seleto", surge em 1910 e abre caminho para o Vasco, que causou escândalo no campeonato carioca de 1932 ao apresentar seu time repleto de mulatos, negros e pobres. O resultado? Ganhou o campeonato e repetiu a dose no anos seguinte. Segundo a reportagem, "os brancos e grã-finos tentaram e inventaram uma regra especial: quando um branco cometia falta violenta num jogador negro, o juiz marcava a falta e o jogo continuava; quando o negro cometia uma falta violenta num branco, o juiz apitava a falta e, antes de ser cobrada, o branco tinha o direito de revidar a violência (...) Para escapar das surras dos brancos, o negros passaram a não mais enfrentar os adversários no peito. Passaram a iludi-los; inventou-se o drible, trazendo para o futebol a ginga que o negro da senzala já empregava na dança, na capoeira, em seus ritmos religiosos. A bicicleta, jogada genial inventada pelo negro Leônidas da Silva, não seria apenas um passo de capoeira, aplicado ao jogo da bola?"
     Começa a surgir um estilo brasileiro de jogar futebol. "Nossos floreios com a bola têm alguma coisa de dança e capoeiragem (...) que arredonda e adoça o jogo inventado pelos ingleses", conclui a matéria da revista Veja.
     A nossa moda, que veio originalmente da Europa, foi (e ainda é) assinada pela elite, que é quem possui voz para determinar o que é gosto. Hoje, nos bancos das escolas e em cooperativas (como, por exemplo, a da Coopa Roca da Rocinha, RJ), começa a ganhar força a voz dos excluídos. Resta saber se essas vozes serão fortes o suficiente para vencer a mania do estrangeiro. (...) A maior parte do nosso prêt-à-porter não passa de uma interpretação da moda francesa, inglesa, italiana, americana ...!
        
(trecho do livro "O Brasil tem estilo?", escrito por mim e editado pelo Senac em 2000. E sobre a origem do futebol vale lembrar que o assunto- como "nasceu" o nosso futebol - foi abordado em "Lado a Lado",  novela que se passa no inicio do século XX, escrita por João Ximenes Braga e Claudia Leite, figurinos de Beth Filipecki e Renaldo Machado  que ganhou , em novembro de 2013 o prêmio Emmy Internacional, em Nova York - E.U.A)

Nenhum comentário:

Postar um comentário