segunda-feira, 23 de junho de 2014

CARMEN MIRANDA - NOSSA RADIOGRAFIA?










     A querida ex-aluna Ana Vigier Ibañez apresentou, em 2005/2006, como monografia de conclusão da pós-graduação em produção de moda (stylist) na Universidade Veiga de Almeida (UVA) uma pesquisa sobre Carmen Miranda, e o seu renascimento pelo poder da mídia no século XXI. 
    

      Ana Vigier teve um insight,ou seja, conseguiu prever o que agora aconteceu: o patchwork de cetim de Carmen Miranda 'inspirou' o patchwork em couro e organza de Valentino FW 1914/15 . Postei aqui imagens que compartilhei do estilista e criador Airton Spengler 
     
     Sinto muitas saudades das salas de aula. E hoje, ao ver as imagens compartilhadas por Airton Splenger, lembrei-me da Ana Vigier, que utilizou palavras de Caetano Veloso ao definir a Carmen Miranda como "a nossa caricatura e nossa radiografia". E na sua monografia ela destaca a "herança deixada pela Pequena Notável para o nosso mundo da moda. Uma herança que nem sempre é enxergada, é vista".
     Carmen Miranda, uma mulher nascida em Portugal mas de alma brasileira com seus brincos argolas, seus turbantes, seus balangandãs. E Ana Vigier anexou à sua monografia uma entrevista exclusiva com o escritor e jornalista Ruy Castro, autor de uma biografia sobre a Pequena Notável. De acordo com Ruy "Carmen foi uma das moças mais modernas e revolucionárias de seu tempo. Carmen era independente, falava palavrão e todo mundo sabia que tinha vida sexual com o namorado, mas ninguém falava a respeito. E isso em pleno ano de 1930!"
      Um comunicado: se alguém se interessar em ler a monografia de Ana Vigier  Ibañez, tenho uma cópia comigo.  Acima e abaixo, imagens: 1) vestido de Carmen Miranda; 2)versão em couro de Valento 1914/15; 3) versão em organza de Valentino - 1914/15

         Quem é Valentino? 
      Valentino Clemente Ludovico Garavani (nascido em 11 de maio de 1932), conhecido como Valentino, é um estilista italiano. Sua casa de moda está entre os impérios de moda mais famosos do mundo. Valentino tem em mente que "nenhum homem gostaria de sair com uma mulher que parece um homem". Seus modelos são extremamente femininos. Portanto, nada mais natural que tenha utilizado como "fonte de inspiração" a nossa querida Carmen Miranda. 
        

     Bibliografia: monografia de Ana Vigier Ibañez - "A Pequena Notável renasce pelo poder da midia do século XXI - feita como conclusão da pós-graduação em produção de moda da Universidade Veiga de Almeida (UVA)/ Instituto Zuzu Angel.             











Nenhum comentário:

Postar um comentário